Dicas ou Respostas de Dúvidas frequentes

E os filtros?

Filtro de óleo - É importante efetuar a troca do filtro de óleo regularmente, pois evita a contaminação do óleo novo com óleo velho, e também para não exceder o seu tempo de uso.
Filtro de combustível - É o responsável pela filtragem do combustível, prevenindo a limpeza dos bicos injetores, carburadores, melhorando o consumo de combustível e aumentando a vida útil da bomba de combustível.
Filtro de ar - É o que assegura a ar que o motor respira, proporcionando uma combustão eficiente, influenciando também no consumo, potência do motor, limpeza dos carburadores e injeção eletrônica.
Troque o óleo do motor do seu carro regularmente, dentro dos períodos de troca, assim você aumente a vida útil do seu carro evitando desgastes de peças e manutenções indesejadas e não programadas.

Porque não comprar óleo mais barato?

Ao adquirir um óleo mais barato,você estará adquirindo um produto com menor desenvolvimento tecnológico;
Um óleo sintético é mais caro porque seus componentes são mais caros,porém seu uso trará certas vantagens:
uma vida mais longa para o motor do seu carro;
Diminuição no consumo de combustível;
Maior tempo entre trocas de óleo com certeza,você ganhará muito mais a longo prazo.

Porque utilizar um óleo sintético?

Um óleo sintético ou um semi-sintético são produtos sofisticados,elaborados quimicamente pelo homem,ao contrário dos óleos minerais,obtidos da refinaçáo do petróleo bruto.Os óleos sintéticos oferecem performaces superiores,permitem economia de combustível e protegem por mais tempo o motor do seu carro.O importante é usar o óleo correto para as exigências de cada situação.

Posso misturar óleos diferentes? um mineral e outro sintético?


Todos os óleos para motores misturam-se entre si. Mas lembre-se:você pode baixar a qualidade de um óleo de alta performace ao misturá-lo com um produto inferior. Não se deve misturar de forma alguma óleos de diferentes marcas, mesmo atendendo os mesmos níveis de API e mesma viscosidade, pois poderá haver incompatibilidade entre aditivos, ocasionando até mesmo a neutralização de alguma função.

Quando devo checar e trocar o óleo do carro?

Controle o nível sempre com o motor frio, pelo menos 1 vez por por mês ou a cada 1000 Km rodados;
Verifique também toda vez que for viajar e sempre faça as trocas de acordo com as recomendações do fabricante.
Bsb 02/01/2008 fonte: webmotors

Para que serve o óleo no motor do meu carro?


O óleo é essencial para bom funcionamento do motor e desempenha múltiplas funções:
Diminui o atrito entre as partes metálicas;
Reduz o desgaste preservando a performance do motor;
Mantém a vedação ao impedir as perdas de pressão;
Protege contra a corrosão;
Dispersa o calor;
Ajuda a conservar o motor limpo.
Bsb 02/01/2008 fonte: webmotors


Dicas para o melhor funcionamento do seu carro.


Lubrificação do motor

Um dos sistemas mais importantes de todo motor é o de lubrificação. Por isso, o nível de óleo deve estar sempre entre as marcas “Mín.” e “Máx” da vareta de medição, garantia de que a bomba tem condições de captar no cárter o óleo necessário e de que o lubrificante não alcance as partes superiores dos cilindros e câmaras de combustão do motor, respectivamente, ambos os casos de efeito totalmente indesejável. Um, por danos ou quebra do motor; outro, por carbonização excessiva, que ocasiona batida de pino e perda de rendimento.

O proprietário precisa ficar atento às recomendações do fabricante quanto às especificações do óleo e às ocasiões de troca. É muito importante considerar o tipo de utilização do veículo, que influi diretamente nessas ocasiões. Se o carro for utilizado em distância curtas, menos de 10 quilômetros; permanecer em marcha-lenta grande parte do tempo; circular em ambiente extremamente empoeirado; trafegar constantemente no anda-e-pára das cidades; e for usado para rebocar cargas pesadas, o momento da troca deve ser abreviado em 50%, tanto em quilometragem quanto em tempo.

É de capital importância também o filtro de óleo, que se destina a reter impurezas as mais diversas, que de outra maneira permaneceriam em circulação no motor, ocasionando redução de sua vida útil ou mesmo danos. As instruções do fabricante também devem ser seguidas em relação ao filtro, geralmente substituição a cada troca de óleo.
bsb 02/01/2008 fonte: webmotors

 
© Todos os direitos reservados. Star Super Troca.